Você conhece aquela velha frase: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”? Para ter sucesso em postos de combustíveis é necessário uma boa gestão.
Um tipo de estabelecimento que requer atenção total por parte do empresário, é um posto de combustível. Por isso, aplicar técnicas de gestão empresarial é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Algumas recomendações sobre gestão para postos de combustíveis são básicas, e devem ser aplicadas para o bom andamento do negócio.
Neste post, vamos apresentar aquelas que são essenciais para quem almeja o sucesso e busca sempre ir além. Vamos lá?
Como alcançar o sucesso em postos de combustíveis
1. Crie um bom planejamento financeiro
Um dos fatores para ter sucesso em postos de combustíveis, está relacionado ao tempo investido no desenvolvimento de um planejamento estratégico. Inicie com uma avaliação da situação financeira atual do seu posto de combustível:
- Quanto dinheiro você tem em caixa?
- O posto possui dívidas?
- Quais são os custos e despesas mensais para manter o posto operante?
Feito isso, o próximo passo para ter o controle financeiro do seu posto de combustível é organizar suas contas a pagar e receber. No final, o saldo precisa ficar positivo, quando isso não acontecer, significa que há algo errado e é preciso fazer mudanças com urgência.
Faz parte deste planejamento, fazer projeções financeiras com base nos resultados apresentados nos últimos meses, nas tendências do mercado e nas despesas mensais do posto.
Faça uma previsão de desempenho financeiro para os próximos meses. Isso fará você ficar mais bem preparado para as despesas e poderá pensar em investimentos para garantir o crescimento do negócio.
2.Tenha o controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta que serve para registrar toda a movimentação financeira das empresas, incluindo os postos de combustíveis. Com o registro de todos os valores de entrada e saída o empresário poderá trabalhar melhor com seu planejamento financeiro, sabendo se poderá ou não responder pelos seus compromissos no futuro próximo.
As contas no fluxo de caixa devem ser separadas por categorias, tanto nos valores de entrada quanto de saída, permitindo conhecer em detalhes as receitas e as despesas, podendo, dessa forma, saber onde é possível reduzir custos para aumentar a lucratividade.
3. Tenha um bom sistema para o seu posto de combustível
Todo o controle financeiro de postos de combustíveis deve ser feito através de um software de automação para esse tipo de atividade. Um sistema informatizado vai reduzir as tarefas repetitivas e permitir a reunião de todas as informações de forma integrada, oferecendo melhores meios de administração para o empresário.
O sistema de gestão para postos, além disso, oferece maior segurança para os dados relacionados com as entradas e saídas, já que é possível armazenar todas as informações em nuvem, podendo ser acessadas por qualquer dispositivo móvel, oferecendo ao empresário uma forma de gerenciamento mesmo à distância, enquanto está resolvendo outros compromissos.
4. Crie estratégias de Marketing
O marketing é um dos fatores de maior sucesso na gestão para postos de combustíveis. Além da administração financeira, o empresário de postos de combustíveis deve trabalhar também com a divulgação de seu estabelecimento.
Atualmente, para que um posto de combustível seja mais conhecido e frequentado, ele precisa estar alinhado com as novas tendências, oferecendo maior diversidade de serviços e produtos, inovando a forma de atendimento.
Para combater a concorrência, o posto de combustível deve buscar sempre inovar, entender quem é seu público alvo e estabelecer formas de atingi-lo mais rapidamente. Todas as promoções devem ser divulgadas através dos meios fornecidos pelo marketing tradicional e pela internet, já que é esse o meio de comunicação mais prático para criar promoções.
Um dica importante é incluir algumas práticas de marketing digital em suas estratégias.
5. Gestão ambiental para postos de combustíveis
Se você trabalha no nicho de postos, você deve pelo menos ter uma ideia dos impactos que esse mercado pode provocar na natureza.
Por isso, a gestão ambiental em postos de combustíveis é um assunto super importante e obrigatório para aqueles que desenvolvem essa atividade empresarial.
Primeiro, você deve saber que não há como realizar uma boa gestão ambiental sem antes compreender quais são os problemas que seu estabelecimento pode causar ao meio ambiente.
O derramamento dos combustíveis e seus derivados, por exemplo, pode contaminar o solo afetado e, dependendo da quantidade, a contaminação pode chegar aos lençóis freáticos e prejudicar a qualidade da água consumida pelos moradores próximos ao local.
Devido aos riscos como o citado acima, o não-cumprimento das normas de segurança e de atuação pode levar a multas e sanções para os postos de combustíveis.
Então, que tal aprender o que é gestão ambiental e como fazê-la no seu posto de combustível? Clique aqui e saiba mais!
6. Treinamento para atendimento
Em qualquer ramo de atividade onde se trabalha com público, a preocupação básica deve ser o atendimento ao cliente. Dessa forma, esse é um fator que deve estar entre as primeiras necessidades dos postos de combustíveis.
Sua equipe deve estar bem treinada para transmitir uma boa imagem, buscando fidelizar os clientes e se tornando pessoas de confiança para qualquer pessoa que procure o estabelecimento. O empresário deve ainda, ao estruturar sua gestão para postos de combustíveis, dar especial atenção à políticas de remuneração que motivem seus funcionários para que as práticas sejam mais efetivas.
Baixe agora o E-book gratuito: Transforme os Funcionários do Posto em Vendedores de Alta Performance
7. Pense na segurança de seus funcionários e clientes
Quando se fala em normas e medidas de segurança para postos de combustíveis, é necessário mencionar alguns entendimentos de leis e recomendações do Ministério do Trabalho e de Segurança do Trabalho.
Nesses casos, todos os trabalhadores de postos e clientes deverão ter cuidados. Mas os frentistas, por terem mais contato com as substâncias, são os que possuem maiores riscos.
Confira: Normas e Medidas de Segurança para Postos de Combustíveis.
8. Potencialize sua loja de conveniências
Hoje os postos de combustíveis que não possuem uma loja de conveniência são menos atrativos do que os estabelecimentos que mantém esse tipo de serviço.
Ao buscar um posto de combustível, qualquer cliente também está procurando um produto alimentício ou uma bebida e a loja de conveniências deve estar preparada para oferecer o que existe de melhor no mercado.
A loja de conveniência deve ser uma das prioridades principais quando se trata da gestão para postos de combustíveis. Esta deve ser muito bem planejada, com um bom layout e uma decoração que possa chamar a atenção do público consumidor.
É necessário expor estrategicamente os produtos de qualidade, de modo que os clientes tenham vontade de satisfazer suas vontades e necessidades no estabelecimento.
9. Fidelize de vez o cliente
Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, fidelizar o cliente é um grande desafio para a gestão de postos de gasolina. Para ter destaque é necessário oferecer serviços que superem as expectativas e com isso ganhar a confiança do público.
Confira os nossos materiais gratuitos para o seu posto de combustível!