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Como usar o WhatsApp para empresas para alavancar seu negócio

4 minutos
Como usar o WhatsApp para empresas para alavancar seu negócio

O WhatsApp é um dos mais usuais aplicativos de relacionamento pessoal atuais. Ele permite uma comunicação rápida e ágil e, por isso, já era bastante conhecido pelas empresas, que podiam responder sem demora às necessidades de seus clientes. Mas, agora, o WhatsApp Business, ferramenta do WhatsApp para empresas, tem se tornado um aplicativo ainda mais essencial no setor de vendas de qualquer negócio e é uma grande tendência para o futuro. Vamos descobrir o porquê.

Além das possibilidades comuns do WhatsApp, a versão Business é voltada especificamente para uso comercial. Então, nela, você pode anexar o seu catálogo ao perfil para evitar enviar diversas imagens para o cliente, usar etiquetas para classificar atendimentos, criar listas de transmissões, visualizar as métricas e acrescentar mensagens rápidas.

Assim, o uso dessas funcionalidades pode ser interessante para quem busca aprimorar a comunicação de sua empresa, criando uma relação cada vez mais próxima com os seus clientes. Vamos dar uma olhada em boas práticas do WhatsApp para empresas para que você possa utilizar a ferramenta para crescer cada vez mais o seu negócio. 

 

Boas práticas de comunicação no WhatsApp para empresas

O grande desafio está em conseguir separar a abordagem profissional da pessoal. A facilidade em interagir com o cliente pelo aplicativo do WhatsApp não pode afetar o tom de voz da sua empresa. Mesmo sendo uma ferramenta desenvolvida para estreitar esse relacionamento, é possível manter boas práticas de comunicação.

Por isso, separamos cinco dicas que podem auxiliá-lo a alavancar o seu negócio, utilizando o WhatsApp para empresas para gerar vendas e fidelizar clientes.

 

Solicitar permissão ao usuário

Assim como nas ligações, muitas pessoas podem não gostar de mensagens aleatórias enviadas por empresas. Principalmente se estas não pediram permissão para o contato via aplicativos de mensagem. Para não enfadar o cliente e proteger a reputação da sua empresa, procure sempre verificar qual forma de contato ele prefere, seja por ligações, SMS, aplicativos de mensagens ou por e-mail.

 

Mensagem personalizada para satisfação do cliente

Ainda na versão do WhatsApp Business, você pode criar mensagens personalizadas para os seus clientes. Com isso, o atendimento é feito mesmo que a sua equipe esteja offline. Nele você pode configurar mensagens de: 

  • Saudação
  • Ausência
  • Respostas rápidas, caso você não use um Chatbot. 

As mensagens automáticas foram criadas para facilitar a comunicação com o cliente e fazem a diferença quando são de fácil compreensão. 

 

Informar o horário de atendimento 

Se a sua empresa não possui um assistente virtual de mensagens (um Chatbot), o ideal é informar aos clientes sobre qual o seu horário de atendimento. Se possível, programe essa informação já na saudação, aproveitando o início do interesse para manter o cliente engajado. 

 

Agilidade na resposta 

Quanto mais ágil for o seu atendimento, mais clientes serão fidelizados, não é verdade? Por isso, procure responder as mensagens o mais rápido possível, com clareza, e respondendo todas as dúvidas em apenas uma mensagem. 

Caso não possa atender com tanta rapidez e o seu WhatsApp esteja cheio de mensagens, verifique a possibilidade de investir em um atendente específico para vendas no WhatsApp. 

 

Despedidas bem elaboradas 

Deixar uma despedida para o cliente ajuda a finalizar o atendimento, marcar a conversa como concluída, pendente ou aberta. Ao se despedir, aumentam as possibilidades do cliente finalizar o atendimento satisfeito, ou enviar mais alguma dúvida. 

 

Leia também: Indicadores de atendimento: o que são e como usá-los para melhorar as suas vendas?

 

Aproveite as facilidades do WhatsApp para empresas e aprimore o seu atendimento ao cliente. Uma outra dica seria roteirizar o atendimento antes de programar as mensagens. Criar um fluxo conversacional é válido quando a empresa já entende quais são as necessidades comuns do cliente. Ou seja, criar perguntas e respostas padronizadas a fim de agilizar e otimizar a função do atendente virtual. 

É interessante saber também que, após o aplicativo ser vendido para o Facebook, o WhatsApp tem sido atualizado gradativamente. Um novo recurso oferecido é o modo de pagamento por mensagens. O recurso de pagamentos pode ser usado por pessoas físicas e pequenas empresas. 

Por fim, você pode fazer o download do WhatsApp para empresas na App Store, para iOS e na Play Store, para Android. Aproveite essa funcionalidade ao máximo para conseguir excelentes resultados para o seu negócio. 

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