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Vai abrir um negócio? 15 dicas para empreendedores iniciantes

dicas para empreendedores iniciantes

Quer abrir um negócio e procura por dicas para empreendedores iniciantes? Temos vários conselhos para você!

Afinal, em um ambiente social e econômico bastante conturbado como este que vivenciamos nos últimos anos, abrir um negócio tem sido a saída para muitas pessoas. No ano do início da pandemia, principalmente, a palavra empreendedorismo foi a bola da vez.

Antes de mais nada, vamos aos fatos. Para driblar a crise causada pelo coronavírus e se manter atuante no mercado, muitos brasileiros resolveram empreender. Segundo dados do Ministério da Economia, o ano de 2020 encerrou com 2,5 milhões de novos cadastros MEI (microempreendedores individuais).

Em 2021, quando se consideram as novas empresas no modelo MEI ou Simples Nacional, chegamos ao valor de cerca de 4 milhões de novos negócios.

Este contexto de criação de novas empresas é acompanhado de outro bastante negativo, que é o fechamento de postos de trabalho. Em 2020, o desemprego atingiu mais de 13 milhões de pessoas, levando-as à informalidade ou ao empreendedorismo.

Continue a leitura para conferir nossas dicas para empreendedores iniciantes essenciais para quem quer ter sucesso nessa nova jornada!

15 dicas para empreendedores iniciantes que querem abrir um negócio

1. Busque projetos inovadores

Em primeiro lugar, das dicas para empreendedores iniciantes que trouxemos, essa é a mais importante.

Afinal, de ideias boas, o mundo está cheio. Nos negócios, idem. Para se destacar, é importante inovar, buscar espaço em mercados que estejam precisando de gente boa fazendo coisas boas e realmente impressionantes.

Portanto, para quem quer abrir um negócio do zero, a primeira dica é investir em algo inovador, que realmente impacte o mercado e dê o retorno esperado.

O mundo da tecnologia está cheio de pessoas trazendo coisas novas e impactantes para as empresas. Ou até mesmo produtos tradicionais, mas com muitas potencialidades, capazes de fazer as empresas evoluírem ainda mais.

Isso também é inovar e fazer brilhar o olho do cliente.

2. Estude, faça cursos, leia 

Estudar é fundamental para quem quer montar um novo negócio. Somente a experiência não é suficiente, tem que correr atrás de mais informação e conhecimento.

Principalmente se você está investindo em um ramo no qual não conhecia a fundo, os estudos serão essenciais para adquirir mais saberes e ganhar mais confiança na empreitada.

Além disso, é importante lembrar que há muitos sites de cursos online gratuitos ou de baixo custo e plataformas de venda de livros físicos e digitais com preços atrativos. Aproveite essas ferramentas para evoluir também na parte teórica.

3. Adquira conhecimento com outras empresas

Outra maneira de adquirir mais conhecimento alinhado ao ramo que pretende entrar é por meio de benchmarking com alguma empresa. Nesse método, você conhece determinada empresa por dentro e assimila aquilo que faz sentido para seu próprio negócio.

Procure ter do lado uma empresa já consistente no mercado, com boa reputação e reconhecida pela qualidade nos seus produtos e serviços.

Da mesma forma, aquela empresa na qual você trabalhou tempos atrás também pode ser fonte de inspiração. Reflita sobre o que você aprendeu enquanto fazia parte dela e o que poderia trazer para o seu próprio negócio.

4. Analise bem o contexto socioeconômico

Esta é a principal preocupação de quem decide abrir um negócio. E não é à toa. A taxa de mortalidade das empresas MEI antes dos cinco anos de atividade é de 29%. Já a taxa das Microempresas (ME) alcança os 21%, conforme dados coletados pelo Sebrae.

Entre os fatores apontados para o fechamento dessas empresas estão: 

  • a falta de capacitação profissional; 
  • má gestão; 
  • falta de capital de giro e 
  • evasão de clientes.

Ou seja, uma série de fatores tanto internos quanto externos influenciam para que o negócio não vá adiante. Por isso, antes de começar a empreitada, empreendedores iniciantes precisam analisar bem o contexto social e econômico do país para medir os prós e contras de abrir um negócio naquele momento ou naquele determinado setor.

Por exemplo, por conta da pandemia, atualmente 70% dos pequenos negócios já migraram para a internet. Isso aconteceu porque o momento atual exigiu que as empresas fossem para o meio digital. Do mesmo modo, muitas já nasceram somente no ambiente virtual.

5. Fique atento às legislações

Quem atua como microempreendedor individual (MEI) não tem muita preocupação. Basta fazer o cadastro no site do Portal do Empreendedor e pagar o imposto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) mensalmente.

Já quem pretende faturar mais de R$ 81 mil por ano, precisa abrir a empresa como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, inclusive como outra forma de classificação (Eireli, LTDA, S.A., etc).

Nesses casos, as regras tributárias e fiscais são mais complexas, o que exige maior atenção na hora de montar os documentos fiscais e encaminhar aos órgãos regulatórios.

Além disso, a depender do modelo de negócio, há normas legislativas específicas, como no caso de empresas do ramo alimentício ou as que, de alguma forma, possam causar impactos ambientais.

6. Aprenda a lidar com suas emoções

Saiba que no começo nada será tão fácil quanto se imagina e muitos desafios aparecerão pela frente. Eles vão desde a burocracia de se abrir um negócio no Brasil à busca por fornecedores ideais e, claro, por clientes. 

Assim sendo, lidar com as emoções da melhor forma possível é o que vai garantir que você passe pelas turbulências comuns na abertura de empresas.

Resiliência, sabedoria, paciência e autoconfiança são algumas das palavras-chave que devem estar na sua mente nesse momento delicado, porém promissor.

7. Esteja disposto a resolver os problemas o mais rápido possível

Problemas vão acontecer, é verdade! Empreendedores iniciantes precisam, portanto, estar mais que preparados para resolvê-los, sem buscar culpados ou “onde erramos”.

O mais importante é resolver esses contratempos o mais rápido possível para que não se tornem uma bola de neve e prejudiquem o seu negócio.

Somente olhe para trás para entender o que aconteceu, como e o porquê para que não aconteça novamente. Analisado e resolvido, olhe para frente e leve sua empresa para o futuro que realmente deseja para ela.

8. Crie uma identidade visual para a sua empresa

É claro que toda empresa precisa ter uma marca, uma imagem que diga para o mercado quem é ela. Por isso, crie uma identidade visual para o seu novo negócio.

Entenda identidade visual não apenas como o logo, mas como todo um conjunto de elementos visuais que vão perseguir sua empresa por todos os lugares.

Isso inclui, além do logo, artes para cartões de visita, envelopes, folders de divulgação, banners, placas, crachás, fardas. Além, claro, dos padrões para as redes sociais.

Fazendo isso, você constrói uma identidade sólida e fácil assimilação por parte de quem vai conhecer e/ou consumir seu produto ou serviço.

9. Defina bem o posicionamento de sua marca

Ainda falando sobre marca, é indispensável construir um posicionamento forte sobre ela. Isso significa deixar claro para o seu potencial público o que ela é e o que ela representa.

Por exemplo, se você está entrando no ramo de coxinhas gourmet, não basta apenas vender coxinhas. Você precisa vender coxinhas que são feitas com produtos de alta qualidade, com recheios curiosos e dificilmente encontrados em outros lugares e entregues em embalagens personalizadas, seguras e bem condicionadas.

Quando você faz isso, está dando um posicionamento à sua marca, mostrando que seu produto não é como outros já existentes no mercado. Além do mais, essas características validam o preço que você vai cobrar pelo que entrega.

10. Invista em marketing digital

Hoje, todos precisam estar no mundo digital. Quem não está, dificilmente vai ter sucesso em seu negócio.

As redes sociais são as principais ferramentas para propagar a marca e fazer com que seus produtos/serviços cheguem a mais pessoas. Portanto, crie perfis naquelas plataformas que façam sentido para o seu negócio (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube etc.).

Não esteja em todas elas somente por estar. Isso só vai dar mais trabalho e você acabará não dando conta de todos os perfis. Analise bem o seu público e verifique em qual ele está mais presente.

Assim, você poderá construir estratégias mais assertivas e impactar diretamente quem realmente importa.

11. Traga as pessoas certas para perto

Muitos empreendedores iniciantes começam seu novo negócio sozinho, mas outros tantos já precisam contar com mais pessoas de imediato ou no curto prazo . 

Tenha muita atenção à escolha dessas pessoas para ajudar nas tarefas cotidianas, pois poderão ser catapultas como também âncoras.

Catapultas porque podem comprar a ideia do negócio, acreditar no seu potencial e te ajudar a levar o negócio adiante. Âncora porque podem apenas ficar paradas, sem ajudar a evoluir.

12. Sempre tenha foco no seu cliente

Hoje em dia aquela máxima “o cliente sempre tem razão” é bastante contestada. Mas, para quem está começando, ela deve ser considerada..

Isso porque ele é quem vai consumir seus produtos, como também quem vai dar os melhores feedbacks, contribuir com a divulgação da marca e, consequentemente, permitir que o negócio siga em frente.

Portanto, o foco no cliente é essencial em qualquer fase do seu negócio, pois sem eles nenhuma empresa sobrevive. Nunca os perca de vista!

13. Aprenda a entender as dores do seu cliente

O cliente precisa ser respeitado como tal e também ser ouvido. O que se vende, afinal, não é um produto ou serviço que vai alavancar seus resultados comerciais e gerar lucro, é a solução para uma necessidade. Dito de outra forma, é o remédio para alguma dor do cliente.

Saber quais são essas dores é o que vai fazer seu negócio prosperar. Isso tem tanto a ver com o desenvolvimento do produto/serviço quanto a forma como ele será comercializado.

Quando você entende as dores do seu cliente, fica muito mais fácil apresentar aquilo a ser vendido e muito mais fácil de ele assimilar que precisa comprar.

14. Procure consolidar sua marca antes de buscar crescimento 

Essa é uma das principais dicas para empreendedores iniciantes. Afinal, uma empresa nova pode demorar meses para dar o retorno do investimento na sua abertura e anos para começar a gerar lucro. Portanto, pensar em fazê-la crescer, com expansão de negócios ou desenvolvimento de novos produtos pode ser um grande erro.

Antes de querer avançar para conquistar, é importante garantir que sua marca já esteja consolidada, com consistência nas vendas e faturamento suficiente para cumprir com as obrigações financeiras.

Se quer investir em algo, invista em consolidar sua marca ainda mais no mercado em que está e na melhoria dos produtos oferecidos para que os clientes se sintam mais encantados e passem a indicá-los.

A sabedoria e a paciência são essenciais para quem busca fazer com que o negócio evolua no tempo certo, do jeito certo.

15. Escolha bem o nicho de mercado

Atualmente, muitas são as possibilidades de atuação, que vão desde o ramo alimentício à tecnologia. Portanto, escolher bem o mercado é o que vai garantir o sucesso da sua carreira de empreendedor.

A tecnologia, por exemplo, é um ramo que vem crescendo vertiginosamente. Mas isso não é novidade. A novidade é que mesmo pequenas e médias empresas, as chamadas PMEs, estão abrindo espaço para ela dentro de casa.

Dessa forma, há uma grande fatia de mercado que pode ser explorada e um dos modelos de negócio bastante promissor é o de revenda de software.

Gostou das dicas para empreendedores iniciantes? Conte com a gente para abrir um negócio!

A Adaptive conta com o programa Agente de Inovação Adaptive, no qual profissionais empreendedores podem atuar na revenda de soluções tecnológicas para empresas diversas.

Para participar desse programa, você só precisa cumprir os seguintes requisitos: ter fome de crescimento profissional, vontade de empreender no curto prazo e sede de ser dono do próprio negócio.

Se você tem esses três ingredientes principais, já está mais do que na hora de abrir um negócio e atuar por conta própria. 

No dia a dia, você vai precisar negociar diretamente com os possíveis clientes, se aprofundar ainda mais no mundo da tecnologia, ter total capacidade de autogestão e saber construir relacionamentos promissores.

À sua frente, terá empresas do ramo de postos de combustíveis, restaurantes, lojas de conveniências, restaurantes, indústrias, entre outras. Quando menos se der conta, o retorno financeiro chegará. Além das dicas para empreendedores iniciantes que você leu nesse texto, a Adaptive ajuda quem tem o sonho do negócio próprio a começar com o pé direito. Se você quer exatamente isso, conheça nosso programa de parcerias Agente de Inovação.

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