fbpx

Erros mais comuns no controle de estoque

O estoque de uma empresa é um ativo de alto valor e parte fundamental do capital de giro do negócio. Consiste na quantidade de produtos ou materiais que aquele empreendimento mantém armazenados, podendo ser matérias-primas, produtos para revenda, produtos acabados ou em processo de produção. Você conhece os erros mais comuns no controle de estoque?

Por ser um ativo essencial, é imprescindível que a empresa mantenha informações precisas não apenas sobre o estoque em si, mas também sobre toda sua vida útil dentro da organização, a demanda do mercado pelo seu produto, possíveis desvios e lucro líquido obtido no final do mês. 

Todas essas ações compõem as atividades de controle de estoque, cruciais para a boa saúde financeira da empresa.

Para que serve o controle de estoque

O controle de estoque é, portanto, o processo usado para gerenciar os produtos armazenados por uma empresa.

Assim, tal método tem como função manter informações precisas sobre as entradas e saídas, quantidade disponível em estoque e a localização física dos itens estocados pelo empreendimento.

Por que o controle de estoque é importante

colaboradora realizando controle de estoque

Um gerenciamento de estoque eficiente é essencial para que uma empresa possa crescer e se destacar no mercado.

Inconsistências de estoque podem gerar graves prejuízos para um negócio. Vendas perdidas, erros de expedições e mau relacionamento com clientes, são exemplos de problemas que podem acontecer quando não existe uma gestão de estoque adequada, capaz de atender as necessidades da empresa e da sua clientela.

Em contraponto, empresas que realizam bem a gestão de estoque, atendem melhor seus clientes, evitam desperdício de tempo e material, tomam decisões estratégicas com base em dados precisos, otimizam gestão de estoque e consequentemente, favorecem o aumento do seu faturamento.

Principais erros cometidos no controle de estoque

Diante do que abordamos até aqui, abaixo, conheça os quatro principais erros cometidos no controle de estoque de um negócio e como evitá-los.

1. Falta de controle sobre o que se tem armazenado

Não ter conhecimento exato sobre a quantidade de materiais ou produtos armazenados é um dos principais erros no controle de estoque e pode levar a sérios problemas para um empreendimento. 

Afinal, somente com uma lista detalhada de itens armazenados e seus valores é possível saber a capacidade de faturamento do negócio.

2. Controle de estoque manual

Muitas empresas ainda insistem em realizar o controle de estoque de forma manual, apenas com cadernos ou planilhas. Não é o ideal, já que são processos demorados, altamente suscetíveis a perda de dados, erros e inconsistências.

3. Dados desatualizados

Outro erro comum no controle de estoques, que não só prejudica as vendas e negociações, como também interfere na logística e emissão de notas fiscais, é não manter os dados de estoque atualizados.

Por mais trabalhoso que possa parecer, é essencial manter os dados do estoque constantemente em dia, alterando sempre que necessário as informações sobre descrição, custo, quantidade e outras que sejam relevantes para o seu negócio.

Essa atualização constante possibilita inclusive ações promocionais que favoreçam a venda de produtos parados no estoque evitando prejuízos.

4. Falta de integração com outros setores da empresa

Setores que deveriam trabalhar em conjunto, atuando individualmente é outro problema comum nas empresas. Quem nunca ouviu uma história de alguém que comprou algo, mas não levou porque não havia no estoque? 

Um exemplo de experiência que atrapalha vendas, relacionamento com clientes e  crescimento da empresa

5. Má administração das contas

Não dá pra negar, sem uma boa administração dos processos financeiros, sua empresa está deixando dinheiro na mesa. 

Boletos não quitados, contas atrasadas, compra de estoque incorretas, são erros comuns que interferem, e muito, na saúde financeira do seu negócio.

Quatro problemas, uma única solução

mão segurando uma lâmpada, representando uma soluçao

Que tal uma solução que integra toda a gestão de estoque em um único lugar? É isso que o  Adaptive Business entrega para o seu negócio.

O Adaptive Business é um sistema ERP para te ajudar a fazer a gestão completa do estoque da sua empresa. Possui diversas funcionalidades para automatizar tarefas e realizar todo o percurso de vida do estoque de maneira simples e eficiente.

Saiba mais sobre como fazer um controle de estoque a prova de erros com o Adaptive Business. 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!