fbpx

Tudo que você precisa saber sobre Sistema de Gestão Integrada (SGI) 

Imagine que você gerencia seu negócio a partir de uma sala de controles com um sistema de gestão integrada. Ali você  tem todas as informações do seu negócio reunidas, organizadas e prontas para serem consultadas a qualquer momento.

Precisou de informações sobre um cliente, basta apertar um botão. Quer saber os resultados do último trimestre? Está bem a sua frente! Imaginou uma coletânea de dados para uma reunião estratégica? Basta pegar, já está pronta!

Parece um sonho, não é mesmo? Mas podemos te dizer que isso existe, e pode ser ainda melhor. Continue acompanhando o texto para saber mais.

O que é Sistema de gestão integrada?

Essa “sala de controles” para o seu negócio nada mais é do que um Sistema de Gestão Integrada (SGI) que citamos logo no primeiro parágrafo. Uma abordagem que combina múltiplos sistemas de gestão em um único sistema integrado.

E com um SGI as possibilidades podem ser realmente infinitas. É possível incluir em um único sistema, diversas áreas como gestão financeira, da qualidade, ambiental, saúde e segurança ocupacional, entre outras.

A ideia por trás do SGI é que as empresas passem a tratar a gestão do negócio como um grande sistema e não mais como setores individualizados. Assim, ao invés de cada departamento da empresa ter um sistema separado, todos estão integrados, funcionando sob as mesmas regras e padronizando processos.

Dessa maneira é possível integrar as soluções para reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de produtos e serviços

arte com 6 benefícios do Sistema de Gestão Integrada SGI

Vantagens do Sistema de gestão integrada

  • Redução de custos: a integração de vários sistemas de gestão em um único ajuda a reduzir os custos operacionais, uma vez que a empresa pode economizar em licenças de software, treinamento de funcionários e manutenção de sistemas.
  • Aumento da eficiência: um sistema de gestão integrada permite que as empresas automatizem processos e fluxos de trabalho, reduzindo a redundância de atividades e duplicidade de informações, aumentando a eficiência operacional.
  • Melhoria da qualidade: um SGI pode ajudar as empresas a melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, uma vez que a abordagem unificada facilita identificar e corrigir problemas em todo o processo.
  • Maior conformidade regulatória: com informações e dados integrados em um sistema único, as empresas conseguem se preparar e organizar melhor para atender às exigências regulatórias, uma vez que o sistema pode ajudar a monitorar e reportar as atividades relacionadas às conformidades.
  • Tomada de decisões mais estratégicas: a integração de vários sistemas em um único, permite uma visão mais ampla e completa de suas operações do negócio, bem como  pontos de melhoria e de crescimento, favorecendo a tomada de decisões com base em dados precisos, completos e constantemente atualizados.
  • Melhoria da comunicação: um SGI proporciona melhoria na comunicação interna da empresa, permitindo que as equipes trabalhem de forma colaborativa em tempo real, e reduzindo ruídos na comunicação.

Como implantar o Sistema de Gestão Integrada (SGI)

Pode parecer complicado unir vários sistemas em um. Mas com alguns passos essa migração fica muito mais fácil, e evita dores de cabeça para você e para o seu negócio .

1- Entenda o conceito de SGI e como ele pode atender seu negócio

Se você chegou até aqui, já sabe o que é o SGI e já tem uma visão de como essa abordagem é capaz de melhorar a gestão do seu negócio.

2 – Pesquise opções no mercado e quais demandas cada uma delas consegue suprir

Você já percebeu que sua empresa não precisa de sistemas independentes para gerenciar o setor financeiro, contas, estoque, clientes. O SGI é capaz de contemplar todos esses e facilitar sua implantação e manutenção.

3- Informe e treine a equipe

Não apenas o sistema precisa estar integrado, mas a comunicação com a equipe também. Por isso, é fundamental  que seja realizado treinamento com os colaboradores durante o processo de implantação, além de garantir atualizações e otimizações quando necessárias.

4- Monitore resultados

Adotar um SGI é um investimento para sua empresa e deve gerar resultados efetivos. Por isso, a gestão deve estar atenta ao monitoramento do ROI (retorno sobre o investimento) avaliando se o investimento tem gerado as receitas esperadas.

Além disso, os ganhos em outras áreas como produtividade da equipe, otimização dos processos, organização dos dados, também devem ser analisados.

5- Otimize processos

Finalmente, o processo de implantação de um SGI também depende de otimizações constantes que vão melhorar os resultados. 

Por exemplo, se houver dificuldade dos colaboradores com a ferramenta, o que vai exigir uma atualização de treinamento. Ou a existência de processos obsoletos, que tornam necessária uma reestruturação dos fluxos.

Para quem o SGI é indicado?

Empresas de diversas áreas e segmentos se beneficiam da implementação de um SGI e o aumento na procura por essas soluções têm popularizado essa estratégia de gestão, tornando-a cada vez mais acessível para inúmeros tipos de negócios.

E-commerces

As lojas online vêm crescendo bastante e se tornaram parte integral do dia a dia do brasileiro.

Esses empreendimentos precisam de um SGI que ajude com informações e dados sobre atendimento ao cliente, venda, logística, preparação de mercadorias e expedição para que o cliente receba seu pedido mobilizando o mínimo possível de recursos dentro da empresa.

Fintechs

Os bancos online e outras fintechs são empresas que lidam com informações sensíveis, portanto, precisam de máxima eficiência e segurança no tratamento desses dados. Para essas empresas, o SGI precisa garantir segurança, agilidade e eficiência no tratamento de dados e operações.

Empresas de varejo

Os Sistemas de Gestão Integrada (SGI) para empresas de varejo ajudam na melhoria da produção e distribuição de produtos, além de facilitar a comunicação e integração entre diferentes setores.

Além disso, um SGI pode automatizar parte do atendimento ao cliente, como as FAQs e o topo do funil de atendimento, o que melhora a experiência do cliente.

Como a Adaptive pode te ajudar com o Sistema de Gestão Integrada (SGI)

Independente de qual seja sua área de atuação, com a Adaptive você tem soluções de gestão empresarial de alta qualidade, com o objetivo de otimizar os processos e aumentar a eficiência operacional, garantindo uma gestão empresarial de alto nível.

Nossos sistemas ERP integram módulos diversos para uma gestão integrada da sua empresa, assim você garante:

  • Agilidade nas decisões e competitividade de mercado,
  • Redução de custos com operação e mão de obra,
  • Integração e simplificação de processos do negócio,
  • Resolução de problemas com mais facilidade e assertividade,
  • Acesso a informações importantes e controle de processos pelo celular.

E se você já sabe que precisa de um SGI para avançar com seu negócio, conheça os 9 pontos de atenção antes de contratar uma ferramenta de gestão.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!