fbpx

Reduzindo a inadimplência em Postos de Combustíveis

inadimplência

Reduzindo a inadimplência em Postos de Combustíveis

Inadimplência. Uma palavra que a assombra a maioria dos empreendedores. Pesquisas recentes mostram que isso tem sido um problema sério para os empreendedores brasileiros e tem alcançado números cada vez maiores.

No mercado de postos de combustíveis isso não é diferente, apesar dos combustíveis estarem em alta nos preços, o lucro obtido não acompanham este crescimento. Um dos motivos para isso é a inadimplência. E isso gera um déficit considerável nas finanças e uma redução nos lucros, o que necessita de atitudes para contê-la.

Pensando nisso, algumas estratégias simples podem reduzir as perdas sofridas com a inadimplência em seu posto de combustível. É o que a Adaptive pretende te mostrar neste post.

Vamos lá!

Dicas simples para reduzir a inadimplência

Primeiramente, conheça o nível de inadimplência do posto

Quanto maior o nível de inadimplência em seu posto, maior será o risco de lidar com os custos fixos e variáveis em seu estabelecimento, o que pode levar ao extremo de ter que fechar as portas.

Portanto, tenha um sistema para identificar atrasos nos pagamentos de clientes e parceiros e tenha processos bem definidos de cobrança.

Dessa forma, você tem maior controle sobre quando e quais rendimentos vão entrar para acertar as contas do negócio.

Tenha um cadastro atualizado de clientes

É muito importante que você tenha informações atualizadas dos seus clientes do posto. Isso facilitará o contato e permitirá a construção de um bom relacionamento. Além disso, esse controle contribuirá para diferenciar os bons e os maus pagadores.

Valorize os bons pagadores

Bom, identificar os “bons clientes” não é útil apenas para monitoramento, isso é o primeiro  passo para fidelizá-los. Valorize as qualidades destes clientes, ofereça brindes, crie promoções, descontos especiais e ações personalizadas. Isso vai estimulá-los a consumir mais e atrair clientes com o mesmo perfil.

Além disso, os benefícios dão razões para os potenciais inadimplentes a regularizarem sua situação.

E claro, oferecer alternativas para quem realmente teve um problema e não conseguiu cumprir a data prevista deve fazer parte da sua estratégia.

Crie avisos e lembretes

Acredite, alguns clientes deixam de pagar suas faturas pelo simples fato de esquecerem. Avisa-los que a fatura vence em breve é uma estratégia eficiente e fácil de implantar. Envie lembretes por e-mail ou SMS relembrando que o boleto vence dentro de poucos dias.

Vale a pena caprichar nos e-mails ou mensagens. Dê um bom título, um que chame a atenção. Faça o cliente entender os benefícios de realizar o pagamento dentro do prazo.

Crie um setor de cobranças

Uma iniciativa indispensável para reduzir os problemas com a inadimplência é criar um setor de cobrança, que pode ser do próprio posto ou terceirizado. Se adotar a primeira opção, é essencial investir na capacitação da equipe.

Quando uma companhia tem funcionários capazes de fazer uma análise de crédito eficaz e de cobrar as dívidas com inteligência, as possibilidades de um negócio resolver rapidamente as pendências com os clientes endividados são maiores.

Opte por pagamentos de cartões

Você deve usar a tecnologia a favor do seu negócio, certo? Então, ofereça aos clientes o pagamento pelos cartões de débito e crédito. A recomendação é ter muito cuidado, caso aceite cheques para receber pelos serviços. Nesse caso, o indicado é utilizar um sistema de consulta rápida para constatar se o cliente é um bom pagador.

Se você tiver um bom gerenciamento das finanças, adote um preço diferenciado pelos que pagam no cartão de débito. Nessa modalidade, os recursos entram mais rápido no caixa da empresa, o que ajuda a administrar melhor os gastos.

Beneficie o cliente com o Portal do Cliente

Para uma melhor compreensão, o Portal do Cliente é um sistema 100% online que permite que o cliente do posto, tenha uma melhor gestão de abastecimentos de seus veículos, no qual poderá definir limites e autorizações para funcionários.

Além de diversos benefícios que este recurso pode trazer para o seu posto, será ideal para cadastrar empresas com frota de veículos de portes variados, sejam eles leves, pesados ou estacionários e é uma grande oportunidade de conseguir fidelidade.

Um outras facilidade é a emissão de faturas, notas e consultas para estes clientes o que irá contribuir para ter um controle total de seus clientes.

Quer conhecer mais sobre esta poderosa ferramenta, clique aqui.

Concluindo

Seguir essas dicas não vão zerar os índices de inadimplência do seu posto de combustível, mas vai diminuir bastante os riscos e aumentar o controle sobre as finanças e o seu conhecimento a respeito dos clientes.

Fique atento ao fluxo de caixa e à saúde financeira do seu posto. A área financeira é fundamento indispensável para um grande sucesso.

Identifique os bons clientes e premie o comportamento que você deseja. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido pelas qualidades e acertos, não é mesmo?

Cadastre-se abaixo e receba dicas como estas!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!