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Adaptive Business: muito mais que um sistema para posto de combustível

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Quando um gestor busca um software de gestão para seu negócio, ele busca praticidade, melhoria contínua e, claro, retorno financeiro. Esses três fatores levam o Adaptive Business, o software de gestão da Adaptive, a ser o melhor sistema para posto do mercado.

Só conseguimos afirmar isso pois compreendemos que a nossa solução é bastante completa, capaz de resolver diversas dores que gestores e demais colaboradores sentem diariamente.

A evolução de um negócio não se faz somente com um alto volume de vendas. De nada adianta vender muito se não houver controle sobre essa receita. Ou pior, sem saber se realmente o valor das vendas está entrando no caixa da empresa. 

Em um cenário ainda mais negativo, o dono irá perder dinheiro com má gestão, gargalos nos processos ou ingerência sem nem saber desses problemas.

Neste post, te mostramos porque a Adaptive tem o melhor sistema para posto, apontando de que forma ajudamos na gestão das rotinas do seu negócio. Apesar de possuirmos a melhor solução do mercado, somos muito mais que um sistema. Confira!

Como o melhor sistema para postos te ajuda com soluções financeiras

É óbvio dizer que os problemas financeiros são a principal causa do fechamento de empresas. Mas, talvez você não saiba o que está por trás desses problemas.

Para você ter uma ideia, metade das empresas que fecham as portas antes de completar cinco anos não determinaram o valor do lucro pretendido e nem pensaram em estratégias para evitar desperdícios. Curiosamente, 39% não sabiam o que é capital de giro e 31% não sabiam o investimento necessário para manter o negócio. 

Esses dados são de uma pesquisa do Sebrae sobre a Causa Mortis das empresas no Brasil.

Portanto, para evitar que sua empresa feche, é importante cuidar bem do seu setor Financeiro para saber exatamente o quanto se gasta, o quanto se precisa investir e até mesmo o quanto se perde.

Revolucione seu Financeiro com o BPO

Muitos gestores de postos de combustíveis têm um problema em comum: não conseguem fazer gestão de fato por estarem ocupados com funções administrativas. 

Essas atividades de rotina acabam tomando todo o tempo dos gerentes, que deixam de lado o que mais importa: fazer o posto avançar nos negócios. Por isso, uma prática que tem sido bastante comum no segmento é a terceirização do setor Financeiro.

É o chamado BPO Financeiro (Business Process Outsourcing), no qual determinado setor é parcial ou integralmente entregue a uma empresa terceirizada. Dessa forma, a contratada se responsabiliza por executar as funções inerentes a este setor, mas externamente.

Ou seja, você atribuiu a essa empresa a responsabilidade de  cuidar de contas a pagar, contas a receber, tributação fiscal, folha de funcionários, orçamento, entre outras atividades do dia a dia.

Com isso, gestores passam a ter tempo para fazer a gestão do negócio, pois as atividades de rotina ficam por conta da terceirizada. 

A Adaptive conta com uma solução de BPO Financeiro justamente para desafogar os gestores dessas funções administrativas relacionadas à área e permitir que eles cuidem dos seus postos do jeito certo.

Com essa solução, você ganha mais segurança e assertividade nas rotinas financeiras, consegue analisar estrategicamente as finanças com mais atenção, torna seu negócio mais competitivo e tem mais controle dos pagamentos e recebimentos. Estes são apenas alguns dos benefícios de se ter um BPO financeiro em sua empresa. Saiba mais sobre esta solução Adaptive aqui.

Adote um PDV Móvel e facilite suas vendas

Clientes de postos querem praticidade e agilidade, já que, muitas vezes, eles estão com pressa e precisam abastecer o mais rápido possível. Então, como prover essa agilidade necessária sem prejudicar a experiência do cliente tampouco os resultados do seu posto?

A resposta está na adoção de um PDV Móvel. Este é um sistema que funciona de forma similar ao frente de caixa, permitindo que o frentista faça todo o processo de venda diretamente de um dispositivo móvel. Nele, o frentista pode imprimir cupons, receber em cartão dinheiro e até mesmo emitir nota a prazo.

Com ele, a venda é realizada, o cliente efetua o pagamento e a nota fiscal é emitida. O melhor: tudo isso sem precisar fazer com que o cliente saia do carro e sem demoras.

Como há a comunicação com o ERP, a venda é automaticamente registrada. Aliás, ele opera por meio de cloud computing – computação em nuvem –, logo o sistema já salva as informações e as disponibiliza para acesso dos usuários a qualquer momento, de qualquer lugar.

Utilizar um PDV Móvel integrado ao melhor sistema para posto de combustíveis significa: prover uma melhor experiência de compra para seus clientes; reduzir custos devido à redução de erros operacionais e melhor controle e acompanhamento das vendas; realizar transações mais seguras; e ter as informações de venda centralizadas e disponíveis sempre que desejar.

Faça a conciliação de cartões

Outra solução bastante importante não somente para postos, mas para quase toda empresa, é uma ferramenta automática de conciliação de vendas a cartão. Você sabe o que é conciliação de cartões? Se não, está mais que na hora de entender, pois, com certeza, seu posto deve estar perdendo dinheiro agora mesmo.

A conciliação de cartões é um processo que permite identificar se você está realmente recebendo por tudo o que vende a cartão. Isso porque, como deve saber, as vendas realizadas a cartão sofrem deduções das operadoras, bandeiras e instituições financeiras. 

Essas tarifas podem variar de acordo com o contrato firmado com esses participantes, os valores de cada compra, as formas de pagamento, entre outros. Assim, fazer essa conferência manual torna-se uma tarefa bastante difícil. Não fazê-la é ainda pior.

Estima-se que as empresas perdem até 3% da sua receita mensal justamente por não fazerem a conciliação de cartões. Ou seja, se seu posto vendeu, em um mês, R$ 1 milhão, ele vai perder R$ 30 mil por conta de cobranças inconsistentes de tarifas.

O Adaptive Business conta com um módulo de conciliação automática de cartões no qual todo esse trabalho é realizado sem a necessidade de um colaborador. Por meio desse recurso, você acompanha todas as vendas, as deduções das operadoras e os recebimentos. Assim, garante que todo os valores que estão sendo pagos pelos clientes estejam, de fato, caindo na sua conta com os descontos devidos.  

Aceite Pix no seu posto para gerar mais vendas e receita

O Pix já virou o queridinho dos brasileiros. Até novembro do ano passado, 86% das pequenas empresas já estavam adotando o Pix tanto para recebimento quanto para pagamentos. Entre essas empresas, estão os postos de combustíveis, claro!

O novo modelo de pagamento instantâneo já tem mais de 116 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas físicas e jurídicas. Lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020, o Pix já transacionou mais de R$ 5,3 bilhões de reais desde o seu lançamento.

Esses números mostram que o Pix se tornou a melhor solução financeira do momento para ajudar a sua empresa em dois aspectos específicos. 

Primeiro, a possibilidade de aumento de vendas, devido à forte adesão da população; segundo, a redução de custos, pois as tarifas cobradas por transação para empresas são mais brandas que as praticadas pelas operadoras de cartão de crédito.

O Adaptive Business conta com um módulo de recebimento por Pix, no qual todas as vendas realizadas por essa modalidade são diretamente registradas pelo software. Isso evita furos de caixas e possíveis fraudes. Se você já é cliente Adaptive, cadastre-se agora para ativar o recebimento via Pix.

Alavancar as vendas com o melhor sistema para posto é possível

No Brasil, 21,6% das microempresas e 17% das empresas de pequeno porte encerram suas atividades antes de completarem cinco anos de existência. Entre os principais motivos, estão a falta de capital de giro e o baixo volume de vendas.

Não é novidade dizer que as vendas são determinantes para a sobrevivência de qualquer negócio. Os números supracitados apenas corroboram essa informação. Portanto, gestores precisam sempre estar atentos ao fluxo de vendas do seu negócio.

Vender de forma tradicional não basta mais. É necessário ir além para atrair mais clientes, fidelizá-los, e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade.

Um sistema de gestão se torna o melhor sistema para posto quando ele também atua de forma a sanar essa dor das empresas.

Conheça o app Adaptive Venda+

Você certamente deve ter percebido que muitas lojas dos mais diversos segmentos estão apresentando aplicativos que dão algum benefício aos seus clientes. 

Muitos desses aplicativos oferecem cashback aos clientes, ou seja, dão de volta parte do valor da compra. Essa é uma estratégia para convidar os clientes a baixarem os apps e se tornarem clientes fiéis à marca.

E o que seu negócio ganha com isso? Visibilidade da marca, fidelização de clientes, incentivo de consumo, aumento das vendas, controle sobre as informações dos compradores e muito mais.

Na Adaptive, os postos de combustíveis têm a possibilidade de utilizar o Adaptive Venda+, um app de cashback desenvolvido especialmente para o segmento.

Com o Adaptive Venda+, os gestores podem oferecer cashback aos clientes conforme os critérios desejados, tendo total controle sobre essas concessões. Vale ressaltar que isso não acontece com outros programas de cashback, como os das carteiras digitais já existentes.

Além disso, com o aplicativo da Adaptive, você pode criar uma versão personalizada com a sua marca, definir metas para os frentistas, mapear os hábitos de consumo de seus clientes e muito mais. 

Todas essas funcionalidades geram informações importantes para uma melhor estratégia de aumento das vendas.

Aproveite os benefícios do Portal do Cliente

Quando se tem muitos clientes frotistas, você garante uma boa receita mensal, mas também pode ter problemas se não fizer uma boa gestão dos mesmos.

É para isso que desenvolvemos o Portal do Cliente, um ambiente especial para promover o melhor relacionamento entre posto e clientes frotistas.

Nesse espaço, os seus clientes conseguem realizar o controle sobre os abastecimentos dos seus carros, como também dos processos que envolvem a compra do combustível. 

Ao mesmo tempo, você também acompanha essa rotina e pode pensar em melhorias para esse cliente, como também novas estratégias de venda.

Com o Portal do Cliente, as vendas são facilitadas, pois basta autorizar o crédito direto do sistema, abrindo mão dos antigos e fraudáveis vouchers. Além disso, a empresa cliente acompanha todos os abastecimentos, a litragem, o nível de consumo dos carros e o histórico de compra de todos os motoristas.

Sem contar que todo o acompanhamento financeiro e fiscal pode ser realizado diretamente do Portal do Cliente. Assim, você proporciona ao seu cliente uma experiência de abastecimento muito mais segura e prática.

Altere o valor do combustível direto na bomba

E que tal oferecer preços diferenciados direto na bomba e, assim, atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento? Com o Adaptive Business, isso é possível.

O nosso sistema permite que você faça alterações automáticas e em tempo real diretamente na bomba. Assim, a venda se torna muito mais prática e segura, já que as informações são registradas diretamente no ERP.

Esta é uma forma de atrair clientes CNPJ, a exemplo dos frotistas, pois você pode oferecer valores diferenciados para eles, já que o consumo mensal é muito alto. Então, você pode vender mais por menos, mas ainda assim aumentar a lucratividade por conta do volume vendido.

Como o melhor sistema para posto ajuda seu negócio a evoluir

Até aqui você já deve ter percebido que um sistema para posto de combustíveis completo é aquele que consegue suprir diversas necessidades do dia a dia. Mas não é somente isso. Tudo fica ainda melhor quando você consegue ter total controle da gestão do seu negócio e antever problemas no tempo certo.

Portanto, um software de gestão excelente precisa ajudar a fazer a sua empresa evoluir ao mesmo tempo que auxilia nas demandas de gestão do dia a dia.

Até aqui você já deve ter percebido que um sistema para posto de combustíveis completo é aquele que consegue suprir diversas necessidades do dia a dia. Mas não é somente isso. Tudo fica ainda melhor quando você consegue ter total controle da gestão do seu negócio e antever problemas no tempo certo.

Portanto, um software de gestão excelente precisa ajudar a fazer a sua empresa evoluir ao mesmo tempo que auxilia nas demandas de gestão do dia a dia.

Diminua o risco de fraudes

Você deve saber que os postos de combustíveis são alvos fáceis de pessoas que agem de má-fé e buscam cometer fraudes em empresas. Já temos notícia de um posto que perdeu R$ 130 mil por conta de fraudes de funcionários.

Como lidar com esse problema? É difícil prever se seu colaborador vai aprontar alguma dessas, mas você pode adotar ferramentas e estratégias que inibem esse tipo de comportamento.

Uma das fraudes mais comuns é o estorno das vendas a cartão, aproveitando-se de falhas de comunicação entre operadora e ERP. Utilizar o PDV Móvel ajuda a prevenir isso, pois, ao passar o cartão, o sistema logo identifica a compra, não precisando comunicá-la à operadora.

Outro problema comum é o desvio de produtos combustíveis e não combustíveis. Isso só é possível por conta da falta de gestão de estoque. Ao contar com um sistema de gestão para isso, você acompanha em tempo real todas as entradas e saídas, logo consegue identificar possíveis perdas.

Estes são apenas alguns exemplos de como um sistema para posto pode ajudá-lo a evitar fraudes e deixar de ter perdas financeiras. 

Receba relatórios gerenciais

Gestores que não sabem o que acontece no dia a dia do seu posto não têm como fazer uma gestão assertiva. 

Não dá para acompanhar os passos de cada trabalhador ou monitorar suas atividades. Isso não é função dos gestores, pois o seu dever é garantir que tudo ocorra bem, tendo total confiança nas pessoas que emprega e nas ferramentas que contrata.

Esse acompanhamento só é possível se seu sistema for capaz de confeccionar relatórios gerenciais que mostram a realidade do posto naquele momento. São essas informações que vão fazer com que os gestores conduzam seus negócios da melhor maneira possível.

Por exemplo, um desses relatórios possíveis é o “Demonstrativo Diário de Vendas”, que compila todas as vendas realizadas no dia, fornecendo um panorama da lucratividade. 

O Adaptive Business gera esse e outros relatórios – fiscais, financeiros, de estoque etc. – para deixar o gestor a par do que acontece com sua empresa. Ao todo, o gestor pode ter acesso a mais de 400 relatórios que mostram como está a sua empresa de fato.

Receba notificações e alertas importantes

Uma dor bastante latente em gestores é não acompanhar de perto, em tempo real, o que acontece com o posto. O melhor sistema para posto de combustíveis é aquele que sana esse problema ao emitir alertas sobre o que está acontecendo no posto.

Com o Adaptive Business, esses alertas são pré-definidos e enviados de forma automática para os gestores. Por meio do Adaptive 360º, os gestores recebem alertas e notificações em seus celulares ou outros dispositivos sobre situações diversas.

Por exemplo, ele fica sabendo sobre contas próximas do vencimento ainda não pagas, descarregamento de combustíveis, atraso na geração do Livro de Movimentação de Combustíveis, identificação de inconsistência nas taxas dos cartões e muito mais.

Ter essas informações na palma da mão e a qualquer momento é importante, pois mantém o gestor mais próximo das rotinas do seu posto, permite que ele tenha controle sobre determinados processos, garante que tome iniciativas de correção necessárias e tome decisões de forma mais ágil e assertiva.

Leve a capacitação profissional para seu negócio

A gente entende que o melhor sistema para posto de combustíveis não é aquele que somente cumpre suas funções administrativas, fiscais e financeiras. Ser o melhor também significa oferecer um ambiente de pleno desenvolvimento para quem faz parte da sua empresa.

Por isso, criamos ferramentas capazes de levar mais conhecimento a gestores, analistas, assistentes, frentistas e quem mais fizer parte do posto. Com isso, diariamente, as pessoas podem adquirir mais conhecimento para fazer seu trabalho cada vez melhor.

Aproveite a Universidade Adaptive

A Universidade Adaptive é um ambiente virtual no qual são disponibilizados diversos cursos que auxiliam na experiência de usabilidade ideal do melhor sistema para posto do mercado: o Adaptive Business.

Dessa forma, gestores e demais colaboradores têm a oportunidade de aprender de forma prática e clara como realizar ações e procedimentos no sistema.

Há cursos sobre :

  • processo de compras;
  • implantação do sistema;
  • operações do PDV ;
  • como utilizar os mais diversos módulos do ERP (Financeiro, Suprimentos, Administração etc.)
  • e muito mais.

Todos os cursos permitem a emissão de uma certificação técnica para os alunos logo após a sua conclusão.

O objetivo da Universidade Adaptive é contribuir para que você aproveite ao máximo as funcionalidades do Adaptive Business e possa ter uma  experiência mais completa e rica do sistema.

Mantenha-se informado com o Blog Adaptive

Por sua vez, o Blog Adaptive é um grande repositório de conteúdo sobre diversas temáticas relacionadas ao mundo dos postos de combustíveis, como também de outros setores atendidos pela Adaptive.

Aqui, você encontra textos de linguagem bastante acessível sobre temas pertinentes à sua rotina, com temas como

  • automação e otimização de processos;
  • tecnologia;
  • alavancagem de vendas;
  • obrigações fiscais e tributárias;
  • gestão de parceiros
  • e muito mais.

Além disso, também compartilhamos textos com informações do mercado de tecnologia aliada à gestão, como também sobre as mais recentes atualizações no mundo dos negócios, especificamente no setor dos postos.

Aprenda muito mais com nossos materiais especiais

Os materiais especiais – ou materiais ricos – são conteúdos mais densos e focados em temáticas específicas. Podem ser no formato de e-books, planilhas, checklists, entre outros.

Assim, você tem nas mãos conteúdos que indicarão como fazer a melhor gestão do seu negócio e descobrir como vender mais.

Agora, você já sabe qual o melhor sistema para posto

Agora que você já ficou sabendo das diversas funcionalidades do Adaptive Business e as ferramentas que oferecemos para você fazer a melhor gestão possível do seu posto, está na hora de conhecer mais a fundo o Adaptive Business.

Não perca tempo e fale com um dos nossos especialistas agora. Clique aqui para começar a transformar a gestão do seu posto de combustíveis com o melhor sistema para posto do mercado.

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Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

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